The Thinkers 50

Por Alberto Vieira da Silva

Criadores do ranking The Thinkers 50, ou simplesmente T50, Stuart Crainer e Des Dearlove são jornalistas, entrevistadores, palestrantes, autores e consultores já consagrados internacionalmente, atuando no mundo da gestão & negócios há mais de vinte anos. Em 2002, em co-autoria com Jorge Nascimento Rodrigues* e Tom Brown, editaram Business Minds: connect with the world’s greatest management thinkers, que não foi publicado no Brasil, mas em Portugal, com o nome Mestres da Gestão.

A T50 visa, de dois em dois anos,  identificar os pensadores mais influentes em gestão & negócios, entre cerca de 3500 pessoas em todo o mundo, através de um processo de seleção e votação que inclui consulta a executivos e CEOs, pesquisa na internet e votação direta no website. O último ranking da T50 foi publicado em 2009, tendo resultado C. K. Prahalad como vencedor pela segunda vez consecutiva. Por infelicidade, o grande guru indiano desapareceria do cenário humano menos de um ano depois, em Abril de 2010.

O interesse que encontramos neste ranking em particular, tanto para alunos da área de Administração como para gestores, altos decisores e empresários, é a oportunidade de conhecer melhor a vida, a obra e o pensamento de pessoas, provenientes de diversos países e culturas, que vêm se destacando em diversas áreas particulares da problemática das empresas e organizações, da liderança de pessoas e talentos,  da organização do trabalho, da gestão estratégica e muitas outras.

Justamente, é o contato com essa diversidade de teorias e práticas que vai enriquecer humanamente, culturalmente e também do ponto de vista técnico todos os que, para administrar empresas e outras instituições, necessitam adaptar critica e realisticamente os modelos de gestão pensados pelos gurus à realidade e contexto de suas organizações e, assim, criar seus próprios modelos e pensamento de gestão. E você? Será que um dia também poderá estar na lista The Thinkers 50? Nada é impossível com trabalho, perseverança e talento.

__________

(*) Jorge Nascimento Rodrigues é coordenador executivo da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (ISCTE+FGV), colaborador do semanário Expresso e coordenador de várias iniciativas na web, há mais de uma década, para divulgação das tendências e obras dos grandes autores de Gestão.

__________

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Ricardo Amaral  On 01/12/2011 at 22:44

    Olá reparei que na lista “Thinkers50” Publicada à cada 2 anos) de 2011 constam vários indianos. O também indiano Prof. C.K. Prahalad, primeiro lugar na lista anterior de 2009, não aparece na lista. Aqui no Brasil gosto do trabalho da Fela Moscovici (FGV), Edela Panzer e Rita Gramigna. Sugiro que conheçam seus pensamentos e seus trabalhos nos seus livros. Quiçá possamos ter algum brasileiro figurando nas listas futuras.
    Boa noite à todos.

    • Alberto  On 08/05/2012 at 12:01

      Bom dia Ricardo. O Prof. Prahalad faleceu em abril de 2010. Talvez tenham retirado por esse motivo. Saudações cordiais.

  • Ricardo Amaral  On 01/12/2011 at 22:48

    Michael Porter, criador da ferramenta SWOT, consta na lista Thinkers50 em 5º lugar.
    Boa noite.

    • Alberto  On 08/05/2012 at 11:57

      Olá Ricardo. Na verdade, Porter não criou a análise SWOT, ela é mais antiga. Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s