Imaginando o futuro da liderança: sobre um simpósio na Harvard Business School

Por Alberto Vieira da Silva

Excelente discussão sobre a vertente mais essencial da Gestão: Liderança. E mais: inovação na Liderança. Este tema, que acaba de ser trabalhado num simpósio na Harvard Business School (link abaixo), vem estando em moda nos últimos anos.

Um dado guru ou líder de opinião na área da Gestão introduz um novo tema na academia, na mídia e no ciberespaço, daí passa a tendência, e de tendência passa a prática. De buzzword vira moda. E moda na área da Administração & Gestão significa “vendas”; vendas e, portanto, e uma procissão quase imediata de seguidores fáceis e de comercializadores populares e superficiais, com seus clones e clones de clones. Logo em seguida, além dos convertidos imediatos, surgem cursos e cursinhos também fáceis e superficiais; surgem “especialistas” sorridentes nesse tema ou metodologia, prontos a tirar o máximo partido do tema que, pelo uso rapidamente fica desgastado, exaurido. De repente, ninguém mais pode ouvir falar do assunto. Funciona assim. Mas também existe um lado positivo, quando alguém, com alguma inteligência e visão criadora, inventa algo realmente novo a partir da plataforma anterior. As coisas evoluem assim.

Porém, eu quero significar aqui Liderança como um assunto estrutural na condução das empresas e organizações. Não por estar na moda. Com efeito, sem liderança adequada, as melhores ideias, métodos, processos, não conseguem sinergia e, portanto, não se convertem em resultados. E todas as organizações existem para obter resultados. Resultados relativamente a que? A sua missão, dentro de seus valores, e de acordo com sua visão de futuro, consubstanciada nas decisões de topo, em políticas gerais, em gestão estratégica, no planejamento estratégico e no monitoramento da aplicação deste.

Liderança é talvez a única habilidade capaz de reunir toda a diversidade de elementos humanos presentes em uma organização, multiplicá-los através de sinergias diversas e agregá-los de uma forma coerente e com um propósito definido.

Vídeo da HBS sobre o tema “Imaginando o futuro da liderança”: http://blogs.hbr.org/video/2010/08/the-crucial-skill-for-tomorrow.html
Blogs de autores da HBS selecionados sobre o tema: http://blogs.hbr.org/imagining-the-future-of-leadership/?referral=00060

__________

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s