Inovar não é opção

Para Luiz Alves, no post de hoje do HSM Blog (Brasil), existe um erro frequente em empresas que atingem a liderança do mercado: acomodar-se ao atingir a posição de liderança.

Alves considera que, se você perguntar para dez executivos o que é inovação, certamente ouvirá dez respostas diferentes. No entanto, quando a mesma pergunta for feita ao consumidor, seja ele de produto ou serviços, as respostas serão muito parecidas. Isto significa que uma empresa, ao pensar em inovar, deve se examinar de fora para dentro, ouvindo sempre o que os clientes têm a dizer.

Além disso, as empresas tendem a explorar seus nichos favoritos e seus segmentos tradicionais, sem apresentar rupturas criativas para novas fronteiras. Bem entendido, lançar-se em um novo território do mercado implica risco de investimento e, também, algum risco de exploração até conhecer os macetes e as particularidades do novo mercado, mas a empresa pode adquirir know-how específico, tanto de consultores, como por contratação de especialistas. Nessa perspectiva, o autor termina o artigo endereçando para oportunidades nos negócios na área ambiental e da sustentabilidade (Leia mais em http://www.hsm.com.br/blog/2010/10/inovar-nao-e-opcao/#more-10206).

Naturalmente, se esse erro de inação contemplativa acontece em empresas que atingiram a liderança, ele é um paradigma crítico tanto para as empresas que não atingiram a liderança do mercado, como para as que almejam semelhante lugar. Naturalmente, estamos falando de liderança responsável em uma nova economia pós 2008, com base em competência, ética interna e comércio justo (“Fair trade”). Com efeito, se as práticas da empresa recorrem frequentemente a caminhos escusos, qualquer ranking deixa de ter valor, e a liderança do mercado passa a ser apenas uma imagem ilusória e fugaz.

__________

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s