O que é estratégia?

Por Alberto Vieira da Silva

Desde que exista um agrupamento social organizado, com ou sem fins lucrativos – uma organização – existe uma necessidade básica ou fundamental: Management – gestão, ou administração, como se desejar.

A administração, como função básica, organiza e estrutura meios humanos, materiais e financeiros dentro dos limites proporcionados pela organização, preenchendo cargos e funções com pessoas. Em termos simples, é o que corresponde à formulação do modelo de gestão.

Porém, nem sempre as estruturas se encontram em condição de ser utilizadas estrategicamente, porque, em muitos casos, elas não foram pensadas estrategicamente, mas apenas administrativamente; ou politicamente, dependendo dos casos. Por outras palavras, nem sempre as estruturas, cargos e funções estão alinhados pelas necessidades estratégicas; ou seja, o modelo de gestão está fora de foco, implicando normalmente um tremendo consumo de energia sem resultados correspondentes.

Se uma organização existe é porque sua criação teve em vista um ou mais propósitos principais. Assim, uma organização possui necessariamente objetivos. E, para atingir esses objetivos, ela necessita de estratégia. Um governo deve ter uma estratégia, uma empresa ou grupo econômico também, uma OnG igualmente, um movimento social precisa de estratégia, e assim por diante.

Assim, o pensamento estratégico e a organização, a comunicação e a sociabilização desse pensamento, através de uma multiplicidade de aspectos, iniciativas, atividades, encontra-se na própria base de qualquer organização, porque nenhuma existe sem ter um propósito, nem consegue realizar esse propósito sem saber como fazê-lo.

Por outras palavras, não basta ter uma intenção estratégica, definir e escrever objetivos estratégicos na clausura hermética da diretoria: toda a organização tem que aprender a pensar estrategicamente, a organizar seu pensamento estratégico integradamente, difundir esse pensamento pelos colaboradores, e saber fazer as intenções e as ideias funcionar e gerar resultados reais.

Normalmente, uma organização subgerida ou subadministrada não tem apenas uma organização administrativa deficiente, ou uma estrutura administrativa para lá de pesada, ou falhas na vertente financeira: simplesmente, ela é incapaz de formular sua estratégia e de colocá-la em prática para obter resultados. Ela não sabe “como” fazer para chegar onde pretende.

Assim, chega-se à conclusão de que a gestão da organização precisa sempre um pensamento estratégico embutido em suas preocupações diárias, sobretudo se ela depende de fundos próprios para sobreviver, investir e desenvolver-se. Como falou recentemente Philip Kotler em Recife e valendo da mesma forma para a gestão estratégica:  “Marketing não pode ser apenas um departamento, ele deve ser um estado mental da empresa”. A função marketing é uma função estratégica; portanto, a estratégia não é um departamento, é um estado mental, faz parte do DNA da organização, quer ela saiba disso, ou não.

 No fundo, talvez uma organização seja fundamentalmente “Estratégia”, mas ela nem sempre está ciente disso. Além da estratégia, tudo o mais são ferramentas, exceto as pessoas, que constituem o cérebro e o coração da mudança, da inovação, e o combustível dos resultados esperados. Porque, segundo Drucker, “eles não são empregados, são pessoas”.

___________________

Publicado em 29-06-21012 na página Next_MBA Gestão Estratégica, com base numa citação de Peter Drucker. Foram inseridos pequenos ajustes ou melhoramentos no texto original. 

___________________

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s